sábado, 3 de dezembro de 2016

Fossilização

 Fossilização:

Dá-se o nome de Fossilização, a passagem de um ser orgânico para o estado de fóssil isto é a transformação da sua matéria viva num resto de mineral.

- Os fósseis são as únicas evidências de animais e plantas que existiram há milhões de anos.

-Geralmente ficam preservados as estruturas mais resistentes do animal ou planta, as chamadas partes duras (conchas,ossos,dentes...).

O que é a Paleontologia?

O que é a Paleontologia ?

A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis. Os geólogos que estudam os fósseis são os paleontólogos.

Paleo= antigo + onto= ser + Logia= estudo


Os 4 Subsistemas da Terra


Os 4 Subsistemas da Terra:

Geosfera: A geosfera é a parte rochosa da Terra, parte externa (Litosfera) e interna (astenosfera, manto e núcleo) e inclui o núcleo externo que está liquido.

Biosfera:  A biosfera é formada por todos os seres vivos. A vida terrestre está condicionada á superfície e a vida nos oceanos a plataforma continental onde os raios solares chegam, no entanto existem seres vivos a grandes profundidades em que o Sol não chega.

Atmosfera: A atmosfera é constituída por uma mistura gasosa, com cerca de 700Km de espessura e consoante a temperatura, a pressão e a composição divide-se em 4 camadas.
4 Camadas:
- Termosfera (80-70km)
- Mesosfera (50-80Km)
- Estratosfera (25-5oKm)- Camada de ozono (O3)
- Troposfera ( 0-25Km)- 80% massa da atmosfera.

Hidrosfera: O subsistema é caracterizado pela sucessiva mudança de estado físico da água devido ás temperaturas e à ação da gravidade. Devido ás características a água e aos factores que influenciam água circula no ciclo hidrológico.



Principio de sobreposição; identidade paleontológica; Horizontalidade; Intercepção; Lateral; Actualidade

 Principio de Sobreposição:  A camada que está por baixo é sempre mais antiga que a que está por cima desde que não haja deformações geológicas ( dobras e falhas que podem causar inversões de camadas).

Principio de Identidade Paleontológica: Estratos que contenham o mesmo tipo de fósseis, tiveram a sua origem em ambientes semelhantes ( fóssil de fáceis- caracteriza o ambiente de formação da rocha).

Princípio de Horizontalidade: As rochas sedimentares formam-se sempre na horizontal.

Principio da Intercepção: Todas as estruturas que intersectam formações ( intrusões magmáticas, falhas) são mais recentes.

Continuidade Lateral: Rochas com o mesmo conteúdo fossilífero e que sejam da mesma idade, apesar de poderem estar distantes, são a mesma camada.

Principio da Actualidade: Partimos do principio que os seres do passado são semelhantes aos atuais.

Fosseis de Idade e de Fáceis

Fosseis: 

Fosseis de Idade:  Possuem como característica a ampla distribuição geográfica e a pequena longevidade, isto é são constituídos por formas que tiveram período de grande expansão geográfica mas experimentaram evolução biológica rápida, de modo que apenas se encontram em pequena espessura de sedimentos e faltam totalmente nos que se lhes sobrepõem e nos que lhes estão subjacentes.


Fosseis de Fáceis: Estes são os que fornecem indicações, quer quanto ao meio em que viveram as formas vivas de que derivaram quer quanto ás condições de formação dos terrenos que os contêm.

Processos de Fossilização



Resultado de imagem para recristalização paleontologia

Processos de Fossilização:


Recristalização:
Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura, cristalina de um mineral dando-lhes mais estabilidade. 
Exemplo: Transformação de aragonite em calcite.

Mineralização: Ocorre quando substâncias minerais são depositados em cavidades existente em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.

Incrustação: Ocorre quando substâncias
trazidas pelas águas que se depositam em torno do animal ou planta, revestindo-o. Como por exemplo acontece em animais que morreram no interior de cavernas. Os materiais mais comuns são calcite, pirite, limonite e sílica.

Mumificação: Ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar (conservação) apresenta apenas alterações mínimas na sua composição.
ou gelo, e o mais raro de todos os tipos de fossilização mas devido ao âmbar (resina) e do gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas a cerca do ser vivo. O ser neste tipo de fossilização fica conservado

Moldagem:  Processo mais vulgar resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivi.( Para se ter a noção real do ser vivo é necessário ter o molde e o contra molde.


Marca ou impressão: Ocorre a conservação de vestígios dos seres vivos como pegadas, marcas de folhas etc.